O calor registrado nos últimos dias no Acre tem os dias contados. A sexta friagem do ano está prevista para chegar ao estado na próxima quinta-feira, 17, acompanhada de uma nova onda de frio polar. O mago do tempo no Acre, pesquisador famoso por anunciar mudanças climáticas Davi Friale postou no perfil dele no Instagram que as temperaturas no Acre cairão a menos de 16 graus, “começando na quinta-feira”.
No site dele (www.otempoaqui.com.br), Friale prevê que a forte onda polar trará aos municípios do Vale do Acre e Yaco, o que é chamada pelos acreanos de “friagem seca”, quando a temperatura cai, mas também derruba a umidade relativa do ar.
Na última segunda, 14, a capital do Acre bateu novo recorde de baixa umidade, 32 por cento. A terça-feira deverá ser de tempo quente durante o dia, mas com noite amena.
Até quarta-feira, 16, o tempo segue firme, com sol forte e temperaturas que podem variar entre 32°C e 35°C durante as tardes. Segundo Friale, há possibilidade de recordes de calor para o ano nos próximos dias.
“Essa onda de frio não será tão intensa, nem tão duradoura, nem tão abrangente quanto a última que atingiu o estado, mas vai derrubar a temperatura, com mínimas, ao amanhecer, entre sexta-feira, dia 18, e domingo, dia 20, abaixo de 16ºC, em Rio Branco, Brasileia e em todo o leste e o sul do Acre”, explicou.