É na cozinha em que estão localizadas as principais fontes de poluição do ar em ambientes fechados. No entanto, um estudo conduzido pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que a air fryer é o método de cozimento menos poluente.
As evidências, publicadas na revista científica Indoor Air, demonstraram que dentre a fritura em frigideira, fritura rápida, fritura em óleo, fervura e fritura a ar, o método utilizado pelo eletrodoméstico é o que apresenta o maior benefício ambiental.
Nos experimentos, os cientistas cozinharam peito de frango utilizando os cinco métodos. E em seguida, eles mediram Eles mediram os níveis de material particulado e compostos orgânicos voláteis (VOCs) emitidos por cada um deles.
Segundo o estudo, para material particulado, a equipe mediu concentrações máximas em microgramas por metro cúbico de ar. Para fritura em frigideira, a concentração máxima foi de 92,9; para fritura em movimento foi de 26,7, para fritura profunda 7,7, para fervura 0,7 e para fritura a ar foi de 0,6.
Os pesquisadores também identificaram e quantificaram os VOCs específicos que são mais fortemente emitidos durante as atividades de cozimento.
“As partículas permanecerão no ar por algum tempo depois que você terminar de cozinhar, portanto, continuar a ventilar ou manter os exaustores ligados por um período de tempo realmente ajudará a evitar o acúmulo dessa poluição interna”, recomenda o autor e professor Christian Pfrang, Escola de Geografia, Ciências da Terra e do Meio Ambiente de Birmingham.
Com informações: O Globo