Claro, amarelo, verde: o que a cor do seu catarro diz sobre sua saúde

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Você já se perguntou por que a cor do seu catarro muda quando está doente? Provavelmente, não é a primeira pessoa a fazer essa pergunta. Na verdade, há várias razões. A cor e a consistência do muco nasal podem revelar detalhes interessantes sobre o seu sistema imunológico e como seu corpo responde a doenças.

O muco é produzido pelos tecidos que revestem nossas cavidades nasais. Muitas vezes visto como um mero incômodo, o muco desempenha um papel muito importante. Ele atua como uma barreira protetora, prendendo poeira, bactérias, vírus e outros irritantes – evitando que cheguem às partes mais profundas do sistema respiratório.

O processo contínuo de produção de muco pelos tecidos que revestem nossas vias nasais exemplifica os mecanismos de defesa naturais do corpo em ação. Quando ficamos doentes, o muco muda – ficando mais espesso, mais abundante e, às vezes, colorido. Essas mudanças destacam a resposta do sistema imunológico.

Aqui está o que as várias cores do seu muco dizem sobre sua saúde:

Esta é a base para um nariz saudável. É composto principalmente por água, combinada com proteínas, sais e células que mantêm as vias nasais úmidas e prendem partículas.

Alergias e os primeiros estágios de uma infecção viral podem causar uma superprodução de muco claro. Isso também pode ocorrer quando o corpo reage a irritantes ou patógenos.

Com informações: O Globo