Elton John: usar óculos escuros e coloridos em ambientes fechados, como o cantor fez a vida toda, faz mal aos olhos?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Marca registrada de Elton John, os óculos escuros nunca são retirados de seu rosto. Em cima do palco, em tapetes vermelhos, ambientes fechados ou abertos, sempre com óculos escuros, armação chamativa e com lente colorida. Aos 77 anos, a perda da visão do olho direito do artista nada tem a ver com o uso dos óculos.

Pelo contrário, ele contraiu uma infecção ocular, cujas características não foram reveladas, bem como o nome da condição, durante uma viagem que fez ao sul da França. “Já faz quatro meses que não consigo enxergar. E meu olho esquerdo também não está nas melhores condições”, disse em entrevista ao Good Morning America.

Mas usar óculos escuros na maioria do tempo, mesmo em ambientes fechados, pode fazer mal à saúde ocular? Segundo a oftalmologista Marina Roizenblatt, especialista em retina cirúrgica e médica voluntária do Hospital São Paulo, depende de o paciente se sentir confortável.

— Muitas mães acreditam que ler no escuro pode atrapalhar o desenvolvimento do olhar, ou causar algum problema, mas isso é uma notícia falsa, há pessoas que acham mais confortável ler no escuro, outras no claro. Algumas chegam a ambientes e vão acendendo todas as luzes, enquanto outras apagam todas. Isso é uma característica pessoal e depende de como a pessoa se sente mais confortável — explica.

A médica afirma que, se um ambiente for escuro e a pessoa ainda está usando óculos de sol, a capacidade de enxergar diminui e ela pode sofrer acidentes. Em relação à saúde ocular, pode causar uma dor de cabeça, desconforto visual, falta de nitidez, mas nada que seja irreversível ou danos mais graves e sérios ao olho.

O problema de Elton John afetou sua capacidade de gravar novos materiais. Segundo ele, fazer uma entrevista é fácil, porém não consegue ler mais uma partitura ou entrar em um estúdio e gravar. “Não consigo enxergar nada, nem ler nada”, diz.

Com informações: O Globo