Governo apresenta balanço sobre impacto da Covid: 34,9% dos brasileiros perderam o emprego durante a pandemia

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira que 28,8% da população infectada pelo coronavírus ainda apresenta sintomas da doença. O número faz parte da pesquisa Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil”.

Ao todo, 33.250 pessoas foram entrevistadas pelo levantamento da pasta. Neste universo, 28%, o correspondente a 60 milhões de brasileiros, disseram ter sido infectados.

O levantamento também indica os sintomas mais comuns da Covid longa: ansiedade (33%), cansaço (25,9%), dificuldade de concentração (16,9%) e perda de memória (12,7%). Os números mostram que 18,9% dos brasileiros relataram sintomas após a doença.

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira que 34,9% da população brasileira perdeu o emprego durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisa constatou que 44% dos entrevistados mais pobres responderam que em algum momento faltou dinheiro para comprar alimentos. Entre os mais ricos, o valor é de 10%. O estudo mostra ainda que 22% dos mais pobres afirmaram que em algum momento, durante a pandemia, algum adulto reduziu a alimentação para não prejudicar o desenvolvimento das crianças da casa.

— Quando a gente compara o grupo mais pobre com o mais rico da população, todos os desfechos, esses impactos, todos eles foram mais frequentes nas famílias mais pobres. A pandemia afetou as pessoas mais vulneráveis e que já tinham mais dificuldade de acesso à serviços de saúde — afirmou Pedro Hallal, coordenador do estudo.

Com informações: O Globo