Infográfico mostra localização do sangramento de Lula

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia na madrugada desta terça-feira no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a uma hemorragia (sangramento) intracraniana. De acordo com os médicos, ele está bem, acordado, conversando normalmente e se alimentando.

O mandatário deve permanecer ainda três dias na UTI e cerca de uma semana internado. O sangramento foi identificado numa ressonância magnética após queixas de dores de cabeça. A causa foi o acidente doméstico sofrido por Lula em outubro.

A cirurgia, que teve início à 1h30, durou cerca de duas horas. O procedimento realizado foi uma craniotomia, quando se remove um pedaço do crânio para acessar o cérebro. No caso de Lula, foi utilizada uma técnica antiga chamada de trepanação.

Para isso, foi realizada uma incisão no couro cabeludo, como um orifício, e, através dele, os médicos passaram uma sonda que chegou até o hematoma e drenou o sangramento. A hemorragia estava localizada na região fronto-parietal do cérebro, em cima dos lobos frontal e parietal no lado esquerdo da cabeça.

Com informações: O Globo