A intolerância à lactose atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Isso significa que seus corpos não conseguem decompor adequadamente a lactose, o açúcar presente no leite. O resultado pode ser gases desconfortáveis, inchaço, náusea, diarreia e dor abdominal, sintomas que normalmente ocorrem cerca de 30 a 60 minutos após a ingestão de um alimento rico em lactose.
Porém, de acordo com Beth Ferrell Jenks, nutricionista e professora assistente de nutrição na Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill, existe uma boa notícia: embora as tolerâncias individuais aos laticínios possam variar, certos laticínios com baixo teor de lactose, como queijos duros e iogurtes, podem ajudar a manter os sintomas de intolerância à lactose sob controle.
Os problemas com a intolerância à lactose tendem a começar na idade adulta, quando o nosso corpo produz gradualmente menos lactase, uma enzima que decompõe a lactose. Algumas pessoas podem não notar essa mudança na digestão, segundo Suneeta Krishnareddy, gastroenterologista do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, em Nova York.
Contudo, outros podem ter sintomas tão graves que sentem náuseas e vómitos depois de comer certos alimentos, como indica Nitin K. Ahuja, gastroenterologista da Penn Medicine, na Filadélfia. Compreender seus gatilhos envolve algumas tentativas e erros. Você pode começar eliminando todos os laticínios de sua dieta e, em seguida, reintroduzir gradualmente pequenas quantidades de certos alimentos e bebidas que contenham lactose para ver como você se sente depois.
Com informações: O Globo