logo-site-republica-ac1

Lula faz acenos ao centro e pede união de democratas em lançamento de pré-candidatura com Alckmin

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez acenos a forças políticas de centro e mandou indiretas ao governo Jair Bolsonaro durante o lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, em evento com mais seis partidos, neste sábado, 7, em São Paulo. Com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice, o petista deve disputar a Presidência da República pela sexta vez. Ao destoar das falas de improviso, Lula leu seu discurso após uma série de declarações com repercussões negativas.

“Mais do que um ato político, essa é uma conclamação. Aos homens e mulheres de todas as gerações, todas as classes, religiões, raças e regiões do país. Para reconquistar a democracia e recuperar a soberania”, afirmou o petista ao acenar para o centro, ainda em busca de uma frente ampla.

Lula fez críticas ao custo de vida do brasileiro, lembrou de programas de seu governo (2003-2010) e tratou de riscos do que chamou de “ameaças totalitárias”. “O grave momento que o País atravessa, um dos mais graves da nossa história, nos obriga a superar eventuais divergências para construirmos juntos uma via alternativa à incompetência e ao autoritarismo que nos governam”, afirmou. “Queremos unir os democratas de todas as origens e matizes. Para enfrentar a ameaça totalitária, o ódio, a violência, a discriminação, a exclusão. “Queremos construir um movimento cada vez mais amplo”, disse.

Segundo o petista, o País terá a chance de decidir o que será pelos próximos anos. “O Brasil da democracia ou do autoritarismo? Do conhecimento e tolerância ou do obscurantismo e da violência? Da educação e cultura ou dos revólveres e fuzis?”, questionou.

O ex-presidente disse que o Brasil precisa de “calma e tranquilidade”. “Chega de ameaças, chega de suspeições absurdas, de chantagens verbais, tensões artificiais”, disse. “O país precisa de calma e tranquilidade para trabalhar e vencer as dificuldades atuais. E decidirá livremente, no momento que a lei determina, quem deve governá-lo.”

FOTO DE CAPA *
Maximum file size: 1 MB
HEADLINE MANCHETE PRINCIPAL
TÍTULO MANCHETE PRINCIPAL *
CHAMADA DA MANCHETE PRINCIPAL
LINK MANCHETE PRINCIPAL