Pessoas com dentes ausentes poderão ser capazes de crescer novos dentes, afirmam dentistas japoneses que testam um medicamento pioneiro que se espera oferecer uma nova alternativa às dentaduras e implantes.
Ao contrário de répteis e peixes, que geralmente substituem seus dentes regularmente, é amplamente aceito que humanos e a maioria dos outros mamíferos crescem apenas dois conjuntos de dentes.
Sua equipe iniciou os estudos clínicos no Hospital da Universidade de Kyoto, em outubro, com um medicamento experimental entre voluntários adultos que, segundo eles, tem o potencial de ativar o crescimento desses dentes ocultos. É uma tecnologia “completamente nova” para o mundo, diz Takahashi.
Tratamentos protéticos usados para dentes perdidos devido a cáries, doenças ou lesões são frequentemente considerados caros e invasivos. Portanto, “restaurar dentes naturais definitivamente tem suas vantagens”, continua o principal pesquisador do projeto.
Testes prévios em camundongos e furões apontaram que bloquear uma proteína chamada USAG-1 pode despertar o terceiro conjunto de dentes, e os pesquisadores publicaram experimentos laboratoriais bem sucedidos de dentes regenerados em animais.
Com informações: O Globo