Depois de muita polêmica nas redes sociaiais quando as as pessoas descobriram haver uma quantidade de álcool em algumas marcas de pão de forma que pode fazer um motorista desavisado reprovar no teste do bafômetro, o Detran de Goiás demonstrou que os panetones natalinos também podem ativar o sistema que indica presença de álcool no corpo. Por isso, em um vídeo bem-humorado, o órgão decidiu esclarecer detalhes do que poderia ocorrer e o que fazer em uma possível abordagem da Lei Seca.
O Detran-GO explica que o álcool sinalizado pelo bafômetro, assim como no caso do pão de forma, é um resíduo bucal e não atinge os pulmões. Apesar de o teste com panetone poder apontar um nível de álcool suficiente para acarretar penalidades, como suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o órgão afirma que a intenção da demonstração foi exclusivamente educativa.
O álcool presente no panetone pode ser resultado de diferentes fatores no processo de fabricação. A fermentação natural da massa gera pequenas quantidades de álcool como subproduto, embora a maior parte evapore durante o cozimento.
Além disso, aromatizantes e essências alcoólicas usadas para intensificar o sabor, ou ainda frutas embebidas em licores, podem deixar traços de álcool no produto final.
Com informações: O Globo