O ator sul-coreano, Park Min-jae, conhecido por sua participação em doramas de sucesso como Isso Se Chama Amor, morreu aos 32 anos, vítima de um parada cardíaca fulminante, enquanto visitava a China. Não foram revelados detalhes da morte do ator, se ele tinha doenças ou malformações no coração.
Segundo especialistas, os infartos fulminantes são o motivo mais comum de mortes súbitas em jovens e a principal causa de morte súbita no mundo. Ocorrendo poucos minutos após dos sintomas tradicionais de infarto, como dores no peito que irradiam para o braço ou falta de ar. Em alguns casos, mais raros, a morte ocorre sem sintomas prévios.
O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Normalmente acontece em pessoas idosas, porém, apesar de raro, é cada vez maior a presença da condição em pessoas mais jovens.
O infarto em jovens pode ocorrer por conta de alterações genéticas ou congênitas, mas não de forma hereditária. O risco pode aumentar em pessoas com fatores de risco para doenças do coração, como tabagismo, obesidade, e pressão alta. Doenças como diabetes e hipertensão também são alguns fatores de risco, os quais precisam ser tratados e investigados para prevenir o infarto em jovens.
Um dos aspectos mais agravantes é que, na população jovem, o infarto do miocárdico costuma ser fulminante, ou seja, mata nas primeiras horas, sem muitas possibilidades de salvamento ou tratamento complementar. Isso acontece porque as placas de gordura mais novas oferecem mais risco.
Com informações: O Globo