Pensa em ter um pet? Veja quais são as raças de cães mais inteligentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Os cães que possuem uma inteligência acima da média são aqueles que podem ser treinados e apresentam boa memória a curto prazo. Muitos podem induzir que isso está associado a ter um cérebro, no entanto, pesquisadores franceses descobriram que é o contrário, como mostram evidências publicadas na revista científica Biology Letters.

Raças de cachorros mais inteligentes tendem a ter cérebros menores, segundo os cientistas. Enquanto aquelas em que o órgão apresenta um tamanho avantajado apresentam características de medo, agressão, comportamentos de busca de atenção e ansiedade de separação.

Assim, os cães criados para trabalho, os quais apresentam grande porte e tem cérebros pequenos (comparados ao restante do corpo) como border collie, cão de montanha dos pirenéus, mastim europeu, schnauzer e retriever (todos os tipos), apresentam grande aptidão mental e boa cognição.

“Os cães exibem múltiplas personalidades, funções e habilidades cognitivas que podem superar as dos primatas não humanos. Nossos resultados mostram que habilidades complexas e comportamento cooperativo – uma característica da cognição social – não preveem maior [tamanho do cérebro] em cães”, afirmam os pesquisadores.

Ainda que pareça contraintuitivo, pois na natureza os cérebros maiores são vistos como mais desenvolvidos, a equipe explica que a reprodução excessiva destes animais por humanos, especialmente na combinação entre raças, distorceu o layout natural dos cérebros caninos.

As criações, que surgiu aproximadamente no final do século XIX, tendem a acentuar certas características e gerou as diferentes raças. Mas essa “imposição” humana está por trás desta diferença.

Com informações: O Globo