O Acre inaugurou nessa sexta-feira, 13, o Piti Kuin, primeiro restaurante de culinária indígena Huni Kuin do Brasil. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Alok, a empresa Gaslive e governo estadual. O espaço é localizado no Centro Indígena Huwã Karu Yuxibu, no quilômetro 36 da AC-90, na Transacreana, zona rural de Rio Branco (AC).
O Piti Kuin busca atender a gastronomia social e o etnoturismo, fortalecendo a identidade cultural e segurança alimentar do povo Huni Kuin em Rio Branco.
À Agência de Notícias do Acre, o líder espiritual Mapu Huni Kuin agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “Quero expressar minha profunda gratidão a todas as pessoas que se empenharam, acreditaram no nosso trabalho, articularam e se movimentaram para que tudo isso se tornasse realidade. Agradeço as autoridades estaduais e municipais, às equipes que se dedicaram e a cada pessoa que se comprometeu com esse projeto. Também sou muito grato ao Alok, que sempre inspira com suas ações positivas e mesmo não estando aqui fisicamente, ele está presente espiritualmente”, disse o líder Mapu Huni Kuin.
O diretor do Instituto Alok, Devam Bhaskar, que representou também o DJ Alok, lembrou que a inauguração do restaurante é um sonho de quase três anos. “Estamos muito honrados e emocionados com essa inauguração do restaurante Peti Kuin, pois é um sonho que sonhamos junto com o Mapu. Quando ele começou a gravar com o Alok, a gente começou a conversar sobre que projetos faríamos aqui no Centro Huwã Karu Yuxibu, e de lá para cá, a gente tem vindo com esse projeto. Temos projetos de agrofloresta para começar aqui em janeiro do ano que vem”, disse.
“No restaurante a gente põe muita expectativa que esse projeto ajude a realizar o sonho do Mapu de preservar a cultura culinária Huni Kuin, além de atender os parentes que moram aqui próximos, que vêm pra cá para a cidade. É um momento muito emocionante para a gente”, finalizou Bhaskar.
No menu da inauguração, os pratos disponíveis eram mandioca com amendoim, mandioca com folha, piau muquinhado, tambaqui assado, tambaqui cozido, farofa de banana verde, açaí, mingau de banana com amendoim e suco de fruta da época.
Com informações: AC 24 horas