O caso de uma mulher que saiu do carro correndo pela Avenida Brasil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, pedindo ajuda porque o filho de 2 anos desmaiou após se engasgar com pipoca viralizou neste final de semana.
Policiais militares perceberam a movimentação estranha e fizeram os primeiros socorros na criança, que já estava roxa. Um dos policiais realizou a manobra de Heimlich enquanto os outros fizeram a segurança do local para o atendimento e prestaram apoio emocional a mãe da criança.
Os policiais conseguiram desobstruir as vias respiratórias do menino, que recuperou a consciência logo após ter expelido um pedaço de pipoca. O caso aconteceu na manhã deste sábado.
Engasgos são comuns, principalmente em crianças, mas podem ser fatais. Saber realizar os primeiros socorros adequados é fundamental para impedir que a criança sufoque.
Se o socorro demorar, pode haver perda de consciência.
A manobra de Heimlich é utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer objeto estranho que fique entalado nas vias respiratórias, o que impede a pessoa de respirar. Ela é indicada em crianças a partir de um ou dois anos, adolescentes e adultos.
Com informações: O Globo