Por que você deve evitar fazer exatamente o mesmo exercício todos os dias se quiser ficar em forma

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A consistência é essencial quando se trata de entrar em forma. Afinal, você não pode melhorar sua condição física se não se dedicar aos treinos na academia.

Mas será que existem benefícios em fazer o mesmo treino todos os dias? Alguns influenciadores afirmam que sim, alegando que realizar exatamente o mesmo treino por anos foi a chave para o sucesso fitness deles.

Embora isso possa parecer atraente para aqueles que têm dificuldade em manter uma rotina, a verdade é que, se não desafiarmos o corpo o suficiente, eventualmente essa estratégia pode acabar indo contra o objetivo de entrar em forma.

Para melhorar sua aptidão física, é necessário interromper a homeostase do corpo. Esse é o processo pelo qual organismos vivos mantêm um ambiente interno estável, apesar das mudanças nas condições externas.

Em relação ao exercício e à aptidão física, a condição externa pode ser levantar pesos na academia. Isso coloca o corpo sob estresse, alterando o ambiente interno – e, assim, interrompendo a homeostase.

Quanto mais estresse o exercício coloca sobre o corpo, maior será a fadiga que ele induz. Somente quando o estresse é removido – por exemplo, ao tirar um dia de descanso entre os treinos – a fadiga começa a diminuir.

A fadiga é, na verdade, o segredo para a adaptação física. Quanto maior a fadiga, maior o potencial de adaptação e mais sua aptidão física irá melhorar. Por outro lado, se o estressor do exercício não perturbar a homeostase, você não ficará fatigado o suficiente para ver quaisquer adaptações físicas.

Com informações: O Globo