Qual a velocidade média de quem corre? E os tênis mais usados? Veja as tendências do esporte mais praticado no mundo

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A corrida é um dos esportes mais democráticos que existe: basta um tênis, disposição e um espaço na rotina para aderir à atividade física. Não à toa, o número de adeptos cresce ao redor do mundo, o exercício ganha popularidade nas redes sociais e cada vez mais a corrida se consolida como o esporte mais praticado globalmente.

Para aqueles que estão começando, algumas dúvidas podem surgir. Afinal, qual é o pace – velocidade medida em minutos por quilômetro (min/km) – médio entre quem corre? E quais são os tênis mais usados? Quanto tempo costumam durar os treinos? Um novo relatório, divulgado nesta semana, responde essas perguntas.

A análise dos dados mostrou que a corrida foi de fato mundialmente o esporte mais praticado. Em relação à velocidade dos corredores, a média global foi de um pace de 6:22 min/km, enquanto no Brasil foi de 6:48 min/km. Entre os que preferem caminhar, a média mundial foi de 12:13 min/km, e a brasileira de 10:44 min/km.

Quanto mais baixo o pace, maior a velocidade, já que é menos tempo necessário para completar a distância de um quilômetro. Isso quer dizer que, enquanto os usuários do Brasil correm um pouco mais lento que a média global, eles caminham num ritmo mais acelerado.

Em relação à distância, os números mostram que, entre os baby boomers, geração que nasceu entre 1946 e 1964, os treinos de corrida somaram, em média, 14 km durante a semana. Entre a geração Z, aqueles que nasceram depois de 1995, a distância acumulada foi de aproximadamente 9 km.

Já sobre os equipamentos, o relatório mostrou que o tênis mais usado para treinos no mundo foi o Nike Pegasus. Em seguida, vieram o Hoka Clifton e o Asics Gel Nimbus. A análise não considerou o modelo específico do tênis, englobando todas as edições de cada modelo.

Com informações: O Globo