Você gosta mais das sobras das festas de fim de ano do que da refeição no grande dia, mas não sabe por quanto tempo elas são seguras para consumo? Benjamin Chapman, professor de segurança alimentar na Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), leva as festividades — e as sobras — muito a sério. Este ano, ele contou que o banquete da sua família incluiria um peru de 11 quilos criado por um participante local do programa 4-H, um projeto de desenvolvimento de jovens muito popular nos Estados Unidos, com acompanhamentos tradicionais.
— Depois disso, nós não vamos cozinhar por dias — diz Chapman. — Vamos ficar como bichos-preguiça, e todo mundo só vai esquentar algo no micro-ondas.
De acordo com diretrizes federais, a maioria das sobras refrigeradas — incluindo peru cozido, molho, acompanhamentos tradicionais como recheio, purê de batatas e vagem, e sobremesas — devem ser consumida em até três ou quatro dias. Assim, até a segunda-feira após as festividades, esses alimentos devem estar consumidos ou congelados.
Sobras congeladas são seguras indefinidamente, segundo as diretrizes, mas devem ser consumidas em dois a seis meses para garantir melhor sabor e textura.
— Seguir essas recomendações reduz o risco de consumir alimentos estragados — diz Abby Snyder, professora associada de segurança alimentar microbiana na Universidade Cornell (EUA).
Com informações: O Globo