Para alcançar a perda de peso, é preciso que o corpo entre num estado de déficit calórico, ou seja, que gaste mais calorias do que as consumidas por dia. É possível atingir essa relação diminuindo o número de calorias ingeridas, como ao optar por alimentos mais saudáveis, ou adotando uma rotina de exercícios físicos, o que vai aumentar o gasto calórico. Mas o quanto de atividade física é necessária para que ela de fato consiga influenciar no peso de forma significativa?
Como conclusão, os cientistas observaram que reduções significativas do peso foram obtidas a partir de 150 minutos de atividades aeróbicas – como caminhada, corrida, ciclismo e natação – por semana em intensidades moderada a alta. Isso significa pelo menos duas horas e meia de exercício por semana.
No artigo, os autores escrevem que “o exercício aeróbico de pelo menos 150 minutos por semana foi associado a reduções clinicamente importantes na circunferência da cintura e nas medidas de gordura corporal”, e que “durações mais longas (…) estão associadas a maiores reduções”.
Para pessoas com sobrepeso ou obesas, a perda considerada clinicamente importante foi a de pelo menos 5% do peso corporal em três meses, explicou Ahmad Jayedi, epidemiologista do Imperial College London, no Reino Unido, e primeiro autor do estudo.
Com informações: O Globo