O vereador Samir Bestene (PP) oficializou seu rompimento político com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), após a exoneração de aliados seus que ocupavam cargos na prefeitura. A decisão do Executivo desagradou o parlamentar, que não poupou críticas.
— Quando demitem pessoas do meu grupo para me atingir, estão tirando pais de família que estavam nas ruas, levantando bandeiras e pedindo votos para eleger o prefeito Bocalom. Estão atingindo as pessoas erradas — lamentou Bestene ao BLOG, em tom de desabafo.
Samir lembrou que esteve ao lado de Bocalom desde 2020, quando o atual prefeito ainda buscava uma legenda para concorrer. Foi o PP que acolheu sua candidatura. Apesar da ruptura, o vereador afirmou que continuará com um mandato independente, defendendo os interesses da população.
Mesmo com a resistência de Bocalom, Samir prometeu manter a defesa da criação de uma Guarda Municipal, tema que considera essencial para a cidade.
A crise representa uma ruptura dentro de um dos grupos mais tradicionais do Progressistas, a família Bestene. O estopim foi o veto de Bocalom ao nome de Samir para a presidência da Câmara Municipal. Em seguida, veio a exoneração da professora Nabiha Bestene da Secretaria Municipal de Educação, culminando com as demissões de outros aliados do vereador.
Hoje, a relação entre Samir Bestene e Tião Bocalom é de total afastamento. Como se diz no jargão popular: dois bicudos que não se beijam. Melhor evitar convidá-los para tomar tacacá na mesma cuia.