Se você pensasse sobre a chave para ficar em forma, provavelmente imaginaria que precisa passar bastante tempo na academia, mas muitos influenciadores fitness afirmam que tirar um tempo da academia a cada seis a oito semanas — conhecido como semana do “deload” — é na verdade a chave para melhorar os ganhos de condicionamento físico.
As semanas de deload envolvem principalmente diminuir a intensidade dos seus treinos. Elas são tipicamente feitas durante períodos de treinamento pesado. O objetivo expresso de uma semana de deload é dar tempo ao corpo para se recuperar da fadiga e dos danos que podem ser causados por períodos de treinamento intenso.
Esse tipo de treino nos faz acumular danos em nossos tecidos musculares. Embora esse dano seja uma parte essencial do processo de melhoria dos ganhos de condicionamento físico, essas melhorias só podem acontecer se o corpo tiver tempo para se recuperar.
Durante o exercício, os músculos podem desenvolver pequenas rupturas e suas fibras podem ficar desorganizadas após treinamento intenso. Isso causa uma resposta inflamatória nos tecidos musculares que requer tempo em um “estado descarregado” (descansando ou fazendo exercícios de baixa intensidade) para resolver. Essa inflamação é realmente importante para promover mudanças positivas em nossos músculos — levando a melhorias no condicionamento físico.
Muitos frequentadores ávidos de academia podem ter medo de tirar um tempo de desacnso por medo de que isso os faça perder seus ganhos. Mas pesquisas mostram que os genes em nossos músculos contêm uma impressão de memória — efetivamente mantendo os genes responsáveis pelo crescimento muscular em um estado semipreparado. Isso significa que nossos músculos estão prontos para responder mais rápido e melhor ao treinamento no futuro e promover o crescimento após um período de descanso.
Com informações: O Globo