Surto de E.coli no McDonald’s: pessoas contaminadas nos EUA já passa de 100; entenda o caso

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As cebolas presentes no sanduíche “Quarteirão” do Mc Donald’s foram as possíveis responsáveis por deixar 104 pessoas doentes e hospitalizar 34 nos Estados Unidos. De acordo com o anúncio feito por autoridades federais nesta quarta-feira (13), os ingredientes estão por trás do surto de E. coli, uma bactéria.

Os casos ocorreram em 14 estados: Colorado, Montana, Nebraska, Novo México, Missouri, Utah, Wyoming, Kansas, Michigan, Iowa, Carolina do Norte, Oregon, Washington e Wisconsin. Uma pessoa infectada morreu e outras quatro desenvolveram complicação renal (que pode ser fatal) devido a infecção.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) apontaram as cebolas como a provável fonte de contaminação. A empresa parou de vender o produto, que provinha da fábrica da Taylor Farms do Colorado, e descontinuou o uso de cebolas em fatias nesses locais.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a bactéria Escherichia coli (E.coli) é encontrada naturalmente no intestino de humanos e animais, já que a maioria das suas cepas são inofensivas. No entanto, algumas linhagens podem causar graves doenças e são transmitidas geralmente pelo consumo de água ou alimentos contaminados.

A Mayo Clinic explica que “as fezes humanas e animais podem poluir as águas subterrâneas e superficiais, incluindo córregos, rios, lagos e água usada para irrigar plantações”. “Algumas pessoas também foram infectadas com E. coli depois de nadar em piscinas ou lagos contaminados com fezes”, continua.

Com informações: O Globo