Uma em cada três crianças é míope; proporção pode chegar a 40% até 2050, aponta estudo

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Um estudo publicado no British Journal of Ophthalmology analisou pesquisas envolvendo mais de 5,4 milhões de crianças e adolescentes de 50 países nos seis continentes quanto à saúde da visão dessas faixas etárias. A análise global indica haver uma piora constante. De acordo com os dados analisados, até 2023, uma em cada três crianças sofre de miopia ou é incapaz de enxergar claramente as coisas à distância. Nos próximos anos, a tendência é piorar, chegando a 40% o número de casos.

Os cálculos apontaram que a miopia triplicou entre 1990 e 2023, aumentando para 36%, sendo “particularmente notável” após a pandemia. A publicação do estudo foi divulgada em setembro deste ano.a

As taxas mais altas ocorrem na Ásia: onde 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China e na Rússia Paraguai e Uganda, com cerca de 1%, apresentaram alguns dos menores níveis de miopia, enquanto o Reino Unido, a Irlanda e os EUA apresentaram cerca de 15%.

O fator genético, em que as crianças herdam dos pais, também tem influência. Há ainda diferença entre os sexos, em que meninas e mulheres jovens provavelmente apresentam taxas mais altas do que meninos e homens jovens porque tendem a passar menos tempo fazendo atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem, destaca a BBC.

Com informações: O Globo