Estudantes da rede municipal de Rio Branco que participaram do intercâmbio educacional Disney/NASA 2026 foram recebidos pelo prefeito Alysson Bestene, na sexta-feira (26), no gabinete da Prefeitura, para relatar experiências vividas em Orlando, nos Estados Unidos. O encontro reuniu alunos, professores e integrantes da comitiva e marcou o retorno do grupo após uma programação voltada à educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação.
A viagem levou estudantes selecionados pelo desempenho escolar a espaços ligados à NASA, aos parques da Disney, à Universal e a ambientes de conhecimento e entretenimento. A proposta do programa é reconhecer o esforço dos alunos, incentivar a dedicação aos estudos e aproximar crianças da rede pública municipal de vivências fora do país.
Durante a reunião, Bestene afirmou que a iniciativa deve continuar e ter mais vagas na próxima edição. O programa, que levou seis crianças em 2026, deve passar a contemplar dez estudantes. “A gente vai continuar trabalhando com essa política, com esse propósito de levar mais crianças. Agora vamos lançar esse programa para o próximo ano, ampliando o número de vagas para mais dez crianças”, disse o prefeito.
A estudante Ana Luisa da Silva Montalvão contou que a viagem já virou assunto entre os colegas de escola. “Eu já estou com muita saudade, já estou querendo voltar. Todos os alunos e todas as professoras estão querendo voltar depois dessa viagem incrível”, afirmou. A professora Jocilda da Silva Lima Melo disse que fotos e relatos foram apresentados aos alunos, principalmente aos do 4º ano, que poderão disputar vagas nas próximas etapas de avaliação.
O guia turístico Josué Pacheco, que acompanhou a comitiva nos Estados Unidos, afirmou que a experiência mostra aos alunos que o estudo pode abrir caminhos. “Essas crianças foram para o intercâmbio através da educação. Então, a educação leva você para muito longe”, disse.
Os estudantes também relataram diferenças culturais, lembranças dos parques e o contato com atrações educativas. Paulo Davi Pessoa Souza disse que aprendeu durante a viagem e que a experiência valeu a pena. Miguel Lima da Costa afirmou que o intercâmbio ficará na memória e deixou uma mensagem aos colegas que querem participar das próximas edições. José Pedro Rebouças Félix contou que tem dividido com outros alunos as lembranças dos passeios, enquanto Carlos Davi da Silva de Mendonça citou visitas à Disney, à Universal, à NASA e atrações como o simulador do Avatar e a montanha-russa do Everest.
Com o retorno do grupo, a Prefeitura pretende usar os relatos dos estudantes como forma de estimular outros alunos da rede municipal. A expectativa é que os participantes atuem como multiplicadores da experiência nas escolas, reforçando a relação entre desempenho escolar, oportunidades educacionais e acesso a novas vivências.







