Lotes do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, estão sendo recolhidos no país pela Nestlé devido a presença de níveis elevados de aflatoxina, toxinas produzidas por fungos, acima do permitido pela legislação brasileira. Confira os lotes abaixo.
Em comunicado, a empresa explica que o problema foi identificado “durante análises de qualidade de rotina”.
“O consumo de alimentos com níveis aumentados dessa substância por período prolongado pode ser prejudicial à saúde, incluindo, em casos extremos, potenciais problemas relacionados ao fígado”, alertou.
A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus. De acordo com informações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), ela é encontrada principalmente em áreas com climas quentes e úmidos, como o Brasil, e são conhecidas por serem genotóxicas e carcinogênicas, ou seja, podem levar a danos no DNA e aumentar o risco de câncer em casos extremos.
De acordo com a empresa responsável pelos produtos, a distribuição e comercialização dos lotes já foram suspensas. O Código de Defesa do Consumidor prevê a substituição ou a restituição do valor pago pelo consumidor em casos de recall.
Em nota, a Nestlé explica ainda que, em caso de posse de algum item alvo do recolhimento, a orientação é não consumi-lo e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso. Os canais disponíveis para isso são o faleconosco@primeirolanchinho.com.br ou através do 0800-761-2500, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Com informações: O Globo