Quer comer menos carne? Novo estudo revela os melhores (e piores) substitutos para sua saúde, sua carteira e o planeta

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Já está bem estabelecido que carnes e laticínios são, pelo menos em parte, culpados pela crise climática. E sem abandonar nosso vício em produtos de origem animal, não seremos capazes de evitar níveis perigosos de aquecimento global.

O que é menos claro é com o que substituir seu hambúrguer e queijo. O que é melhor para sua saúde e para o planeta? E para sua carteira? Essas são as perguntas que tentei responder em um novo estudo.

Combinei avaliações de alternativas de carne e leite que compararam seu perfil nutricional, benefícios à saúde, impacto ambiental e custo. Entre essas alternativas vegetais estavam produtos tradicionais como tofu e tempeh, opções processadas como hambúrgueres vegetarianos e leites vegetais, produtos ainda em desenvolvimento como carne bovina cultivada em laboratório e alimentos não processados como soja e ervilhas.

As avaliações apresentaram diversas maneiras de comparar alimentos, inclusive por porção ou caloria, isoladamente ou ao substituir o consumo atual de carne e laticínios de uma pessoa.

As descobertas mostram que alimentos vegetais não processados, como soja, ervilha e feijão, são mais adequados para substituir carne e laticínios.

Com informações: O Globo