O neurologista e professor Dr. Sérgio Novis faleceu nesta quinta-feira, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele formou mais de 50 mil alunos em todo o país e tinha como lema a frase: “saber o certo e fazer o possível”.
Professor Novis ingressou na UNIRIO aos 17 anos para cursar medicina e se formou em 1963. Especializou-se em Neurologia na PUC-Rio em 1964 e, em seguida, começou a trabalhar no Instituto de Neurologia Deolindo Couto, da UFRJ. Foi convidado por Clementino Fraga Filho para atuar na faculdade.
Em 1981, assumiu a coordenação do curso de pós-graduação na PUC-Rio, onde permaneceu por 35 anos, até 2016. Foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina em 1987. Após se aposentar, foi convidado a chefiar a 24ª e 25ª enfermaria de Neurologia. Também teve uma passagem pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Novis contribuiu significativamente para estudos sobre doenças como AIDS e Alzheimer.
Dr. Sérgio Novis foi professor emérito da UFRJ, professor benemérito da PUC-Rio, membro emérito da da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação (ABMFR), além de ex-presidente da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), atuando como correspondente nos EUA e na França.
Com informações: O Globo