Um movimento atípico ocorreu na noite desta quinta-feira, 12, após a aprovação do orçamento do Estado do Acre para 2025 com previsão de R$ 12,1 bilhões. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa resolveu refazer a eleição ocorrida em julho deste ano, antes das eleições municipais. Na época, o deputado Nicolau Junior (PP) foi eleito presidente da Casa e Luiz Gonzaga (PSDB) foi eleito primeiro-secretário. Um requerimento foi protocolado pela Mesa Diretora anulando a eleição de julho e refazendo outra votação.
Os deputados temiam que decisões recentes do Supremo Tribunal Federal anulasse a eleição legislativa do Acre, já que em outras Assembleias isso ocorreu em pleitos realizados acima de três meses de antecedência. Por segurança jurídica, os parlamentares resolveram refazer a votação respeitando o acordo feito em julho.
Com isso, Nicolau foi eleito presidente e Gonzaga continuou na primeira-secretaria. Comporão também à mesa os deputados Pedro Longo (vice-presidente), Chico Viga (segundo secretário), Maria Antônia (segunda vice-presidente), Antônia Sales (terceira secretária), Eduardo Ribeiro (terceiro vice-presidente), Gene Diniz (quarto secretário), André Vale (quinto-secretário). A única mudança da composição do restante da mesa passada foi a saída do deputada Afonso Fernandes da quinta-secretaria, substituído por André Vale.
Com informações: AC 24 horas