Defesa Civil passa a prever 80% de chance de enchente do Rio Acre em 2025

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Com o período de chuva se intensificando nesta reta final de 2024, a Defesa Civil de Rio Branco começa a se preparar para uma possível enchente nos próximos meses do próximo ano. A estatística é a grande aliada dos órgãos de monitoramento para justificar a antecipação de medidas e de preparação do plano de contingência, que já deve ser apresentado ao prefeito de Rio Branco na próxima semana.

Em conversa com o ac24horas, o coordenador da Defesa Civil, Cláudio Falcão, afirma que o órgão trabalha com quase a total certeza de uma enchente em 2025. O que não seria possível, é mensurar a proporção. “De zero a dez de chances de uma enchente, eu diria oito. Nos baseamos nas estatísticas, nas mudanças climáticas, baseado na quantidade de chuvas que temo no final e início de cada ano. A gente não consegue dimensionar o que deve acontecer, assim, em proporções, mas com certeza, nós temos uma possibilidade de 80% de ter uma inundação em 2025”, disse.

A certeza de uma enchente é tamanha que no durante essa quinta-feira, 12, a Defesa Civil esteve no Parque de Exposições fazendo uma vistoria para avaliar a utilização do espaço para a possível construção de abrigos em casa de enchente.

Em 2015, por exemplo, ano da maior inundação, quando o Rio Acre chegou a 18,4m na capital acreana, o acumulado de chuvas em outubro, novembro e dezembro do ano anterior foi de apenas 660 milímetros.

Até esta sexta-feira, 13, o acumulado de chuvas no período é de 723,8 milímetros.

Com informações: AC 24 horas