A forma diferente de cozinhar o brócolis para deixá-lo mais saudável

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

As cápsulas de brócolis tem se tornado cada vez mais populares. O vegetal possui altos níveis de sulforafano, um composto bastante benéfico para o organismo. Estudos mostram que esse antioxidante ajuda no controle do açúcar no sangue e tem ainda benefícios anticancerígenos. No entanto, um estudo da revista científica americana Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que consumir o vegetal inteiro proporciona mais sulforafano do que na forma de suplementos. Mas qual a forma ideal para cozinha o brócolis?

Estudos mostram que métodos comuns de cozimento do vegetal, como ferver e aquecer no micro-ondas, mesmo que por poucos minutos, podem reduzir significativamente a quantidade de nutrientes encontrados no brócolis. A mirosinase também é extremamente sensível ao calor, o que pode acabar afetando na produção do sulforafano.

“Surpreendentemente, poucos métodos relataram as concentrações de sulforafano no brócolis refogado, e, até onde sabemos, nenhum estudo se concentrou na estabilidade do sulforafano no processo de refogado”, observam os pesquisadores em seu estudo.

Primeiro, segundo o relatório, o grupo basicamente pulverizou o brócolis, cortando em pedaços de 2 milímetros para ativar o máximo possível da atividade da mirosinase, gerando cada vez mais sulforafano. Em seguida, dividiram suas amostras em três grupos.

Com informações: O Globo