Uma mulher de 53 anos do Alabama, nos Estados Unidos, que sofre com insuficiência renal e esperou oito anos por um transplante de órgão, recebeu um rim de porco geneticamente modificado, anunciaram os cirurgiões do hospital NYU Langone Health nesta terça-feira.
A paciente, Towana Looney, passou pela cirurgia no final de novembro. Ela é a terceira pessoa a receber um rim de porco. Dois homens também já receberam um coração geneticamente modificado do animal para ser compatível com humanos. Dos cinco, ela é hoje a única viva.
Os médicos contam que Towana estava em melhor estado de saúde do que os outros pacientes que receberam órgãos suínos até agora e deixou o hospital 11 dias após o procedimento. Ela retornou na última sexta-feira para uma série de tratamentos de infusão intravenosa. Mesmo antes do transplante, ela já tinha níveis elevados de anticorpos que dificultavam encontrar um rim humano compatível.
O caso será acompanhado de perto pela comunidade de transplantes, pois o sucesso do transplante pode acelerar o início de um ensaio clínico, trazendo os transplantes com órgãos de porcos mais próximos da realidade e ajudando a resolver a escassez de órgãos.
Desde o transplante, Towana não precisa mais de diálise (filtragem artificial do sangue), disseram os médicos, e sua pressão arterial, persistentemente alta por décadas, apesar de uma combinação de medicamentos, agora encontra-se controlada.
Com informações: O Globo