Conheça fazenda nos Estados Unidos que cria suínos para transplantes de rim em humanos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em uma fazenda no estado da Virgínia, no sul dos Estados Unidos, David Ayares e sua equipe de estudos criam porcos geneticamente modificados para transplantar seus órgãos em pacientes humanos. A empresa de biotecnologia Revivicor, dirigida por Ayares, está na vanguarda da pesquisa sobre xenotransplantes — implante de órgãos de animais em seres humanos —, cujo objetivo é resolver a escassez crônica de órgãos para doação, que mata milhares de pessoas ao redor do mundo anualmente.

“É um momento emocionante”, declarou Ayares à AFP durante uma visita recente à fazenda de pesquisas.

Os porcos são geneticamente modificados para que seus órgãos tenham menos chances de serem rejeitados pelo sistema imunológico dos pacientes.

Algum dia, os rins poderão ser vendidos por um milhão de dólares (R$ 6 milhões, na cotação atual). A Revivicor, de Blacksburg, Virgínia, pesquisa há mais de 20 anos para que os órgãos transplantados de porcos em humanos deixem de ser ficção científica e se tornem parte do serviço médico que salva vidas.

Só nos Estados Unidos, mais de 100 mil pessoas estão na lista de espera para um transplante e milhares morrem todo ano esperando na fila, a maioria das vezes por um rim, segundo as autoridades sanitárias.

Com informações: O Globo