É a época do ano para festas de Natal no local de trabalho e reuniões com a família e amigos. Talvez você beba muito de uma vez. Então você sente seu coração batendo rápido ou irregularmente. Talvez haja uma vibração em seu peito ou pescoço seguida por tontura e falta de ar.
Depois de alguns testes, você é informado de que tem arritmia atrial induzida por álcool, o que significa sofrer de batimento cardíaco irregular causado por consumo excessivo ou compulsivo de bebidas alcoólicas. A condição é comum nesta época do ano. É por isso que também é chamada de “coração de festividades” (ou “holiday heart”, o nome original em inglês).
As pessoas geralmente apresentam batimentos cardíacos rápidos ou irregulares associados a bebedeiras, alimentação excessiva, desidratação e aumento do estresse durante a temporada de festas — todos fatores contribuintes. O “coração de feriado” (ou síndrome do coração de feriado) já é um conhecido dos médicos há quase 50 anos. Na década de 1970, era descrito como um ritmo cardíaco anormal (ou arritmia) em pessoas saudáveis sem doença cardíaca após consumo excessivo de álcool. Os médicos frequentemente viam isso após fins de semana e feriados, incluindo a temporada festiva.
O álcool afeta seu coração, vasos sanguíneos, sangue e sistema nervoso de muitas maneiras. Por exemplo, quando o álcool perturba seu sistema nervoso, ele pode levar à desidratação e inflamação. Por sua vez, isso pode causar perturbação no sistema elétrico do coração, o que pode levar a um batimento cardíaco irregular.
Com informações: O Globo