Reino Unido vai abrir 1ª centro para consumo seguro de drogas

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O Reino Unido vai abrir o primeiro centro oficial para consumo de drogas em Glasgow, maior cidade da Escócia. As substâncias permanecem ilegais no país. A abertura, que estava prevista para o início do ano, foi adiada devido a obras no edifício, mas agora está prevista para acontecer daqui a um mês, segundo informações do jornal britânico The Guardian.

A iniciativa foi proposta pela primeira vez em 2016 após um surto de HIV na cidade, mas se tornou alvo de disputas políticas entre a Escócia e o governo do Reino Unido nos últimos anos. Sob o comando do Partido Conservador, o Ministério do Interior britânico bloqueou a abertura repetidas vezes por considerar que o serviço violaria a Lei de Uso Indevido de Drogas de 1971.

O centro, no entanto, se tornou possível depois que o advogado-geral da Escócia anunciou a publicação de uma declaração oficial confirmando que não será de interesse público processar os usuários do estabelecimento por posse de drogas.

Ao Guardian, o novo governo britânico, agora comandado pelo Partido Trabalhista, afirmou, em nota, que, embora não tenha “planos de mudar as leis sobre drogas no Reino Unido”, serão tomadas “medidas preventivas de saúde pública para enfrentar as principais causas de morte na sociedade – incluindo o uso indevido de drogas – e ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas e saudáveis”.

O centro é um ambiente de saúde supervisionado onde pessoas com dependência podem injetar drogas, obtidas em outros lugares, na presença de profissionais de saúde e de assistência social treinados para lidar com o abuso de substâncias.

Com informações: O Globo