Bolhas, manchas vermelhas, fungos e muito mais: o que sua língua diz sobre sua saúde?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O corpo comunica os desequilíbrios que possui e avisa quando está passando por um momento de desconforto ou doença, mas há uma parte do organismo que é ignorada e poderia ser a solução para a detecção precoce dos males. Sintomas evidentes, como dores de cabeça, nas costas, febre e azia, costumam ser os clássicos para alertar que algo está errado; no entanto, a língua é a parte frequentemente negligenciada e que poderia ser de grande ajuda para identificar problemas de saúde ocultos.

Mas essa descoberta não é exclusiva das medicinas orientais; a medicina ocidental também atribui importância ao diagnóstico pela língua. Para o médico otorrinolaringologista do Hospital Italiano, Elián García Pita, a língua e a cavidade oral, em geral, podem ser sede de múltiplas patologias, congênitas ou adquiridas. Dentro dessas últimas, podem ser “infecciosas, inflamatórias e neoplásicas, entre outras”. Da mesma forma, as lesões ou incômodos na língua podem ser decorrentes “de doenças locais, ou manifestação de doenças sistêmicas”.

Segundo a médica e especialista em medicina ayurvédica, Sol Sananes, a língua também pode ser um ponto reflexológico do corpo, assim como as mãos ou os pés, já que nela estão representados todos os órgãos internos.

— Através do diagnóstico pela língua, é possível descobrir um desequilíbrio profundamente enraizado ou algo mais simples — diz a profissional.

Com informações: O Globo