O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), inaugurou na noite desta segunda-feira, 30, o Elevado localizado na Avenida Dias Martins, durante uma solenidade que contou com a presença de autoridades e convidados. Com 188 metros de extensão, um vão livre central de 4,5 metros e 7 metros de largura, o elevado foi projetado para ter pista dupla no sentido bairro-Centro, garantindo maior fluidez ao tráfego de veículos na região, uma das mais movimentadas da capital acreana.
De acordo com a gestão municipal, a obra foi concluída com um investimento de R$ 17,9 milhões, executados integralmente com recursos próprios do município. A execução ficou a cargo da TL Engenharia.
Bocalom afirmou que a obra representa um marco na história de Rio Branco, especialmente na mobilidade urbana do município. “Não só na mobilidade urbana, mas também na implantação de belas obras. Porque não adianta ser apenas uma obra de aço e concreto que seja funcional, mas também tem que ser bela, para que as pessoas possam gostar da obra e assumir a responsabilidade de ajudar a cuidar dela. Então, é muito importante. Esta obra foi feita com o maior carinho e respeito à população, para que ela veja aqui sua casa, sua cidade mais bonita”, declarou.
O secretário de Infraestrutura do município, Cid Ferreira, ressaltou as dificuldades que os moradores enfrentavam no trânsito antes da obra. Ele explicou como deverá funcionar o Elevado Dias Martins. “Aqui tínhamos uma dificuldade muito grande, especialmente na rotatória, com as entradas para as universidades e o trânsito direto. Agora, quem vem do bairro para o Centro passa por cima; quem vai para as universidades, como a Uninorte, segue pela lateral e entra à direita; e quem vem do Centro para o bairro segue pela lateral. Já quem vem do Centro e precisa acessar a Uninorte entra à esquerda e segue para os condomínios naquela região”, detalhou.
Cid Ferreira também explicou o motivo do atraso na entrega da obra. Segundo ele, a empresa enfrentou problemas no fornecimento de ferragens, o que ocasionou o atraso. “Infelizmente, essa era uma obra prevista para ser entregue em um prazo específico, como foi a ponte da Judia, concluída em oito meses. Mas, por causa de insumos, houve atraso. Contudo, foi complementado o projeto com os espelhos d’água, tornando o local uma obra de arte. Tenho certeza de que a população verá este espaço como um ponto turístico também”, comentou.
Para complementar a obra, a gestão instalou espelhos d’água nas duas cabeceiras do elevado, equipados com iluminação em LED. Além de melhorar a visibilidade noturna, os espelhos d’água criam um ambiente mais acolhedor e encantador para moradores e visitantes.
Com informações: AC 24 horas