Como posso manter meu gato feliz? 5 dicas de uma veterinária para ajudar seu felino a viver a melhor vida possível

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Muitos lares abrigam pelo menos um gato, mas pesquisas apontam que as necessidades dos felinos não estão sendo atendidas. Os gatos podem dominar a internet, mas os humanos frequentemente interpretam mal o seu comportamento rotineiro.

No início deste ano, o Washington Post declarou corajosamente que os gatos não são idiotas – eles são apenas incompreendidos. Isso foi motivado por uma pesquisa que mostrou que, ao contrário de estereótipos inúteis, os gatos não são antissociais. Eles podem e se relacionam intimamente com os humanos.

Quanto mais aprendemos sobre gatos, mais percebemos que eles são indivíduos complexos, com personalidades e preferências únicas, capazes de aprender. Desde entender a linguagem do seu gato até mantê-lo seguro e saudável – aqui estão dicas com base científica para melhorar a vida dos seus companheiros felinos.

Por exemplo, piscar lentamente provavelmente indica um estado emocional positivo. Gatos que não estão felizes (por exemplo, não querem ser tocados) congelarão, se afastarão, achatarão as orelhas, sibilarão ou – se sentirem que não têm outra opção – arranharão ou morderão.

É melhor permitir que os gatos se aproximem de você nos termos deles, em vez de pressionar por interação social. Um gato se aproximando de você com o rabo para cima está dando um sinal amigável, enquanto um rabo balançando de um lado para o outro sinaliza aborrecimento.

Com informações: O Globo