Crianças aprendem habilidades novas mais rápido que os adultos? Estudo diz que não; entenda

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Há uma crença popular que diz que crianças são melhores para aprender novas habilidades do que os adultos, porém, um estudo da Universidade de Copenhague parece contradizer isso. Segundo os pesquisadores, os jovens adultos aprendem mais rápido do que as crianças — mas também tendem a esquecer mais rapidamente. Mas que um sono reparador pode beneficiar mais as crianças.

“Há uma suposição na literatura científica popular e em vários livros didáticos de que crianças em uma certa faixa etária — de aproximadamente 8 anos até a puberdade — são melhores em aprender novas habilidades do que adultos. Isso é frequentemente descrito como uma ‘era de ouro’ para o aprendizado de habilidades motoras, mas não há nenhuma base fisiológica real para essa chamada era de ouro”, diz Jesper Lundbye-Jensen, professor associado do Departamento de Nutrição, Exercício e Esportes da Universidade de Copenhague e chefe da seção Movimento e Neurociência.

Para testar a afirmação, os pesquisadores testaram as habilidades de aprendizagem motora de 132 participantes de quatro faixas etárias: 8–10 anos, 12–14 anos, 16–18 anos e 20–30 anos.

Durante a sessão de treinamento em si, tanto os jovens de 16 a 18 anos quanto os de 20 a 30 anos melhoraram suas habilidades significativamente mais do que os de 8 a 10 anos.

Com informações: O Globo