Doença misteriosa que matou dezenas no Congo é malária grave, diz ministério da Saúde

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo (RDC) afirmou, nesta terça-feira, que o surto até então ligado a uma doença desconhecida no país foi causado por quadros severos de malária agravados pela desnutrição.

Segundo o último comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS), que enviou uma equipe à RDC para investigar o surto, foram registrados ao menos 416 casos e 31 mortes, a maioria em crianças com menos de 14 anos de idade.

— Das 12 amostras iniciais coletadas, 10 deram positivo para malária, embora seja possível que mais de uma doença esteja envolvida. Outras amostras serão coletadas e testadas para determinar a causa ou causas exatas — afirmou em coletiva.

No entanto, segundo a agência de notícias Reuters, o Ministério da Saúde da RDC afirma agora que o “mistério foi finalmente resolvido”. Em comunicado, a pasta disse que de fato foram casos de “malária grave na forma de uma doença respiratória” associados ao contexto de desnutrição.

O surto ocorre no distrito de Panzi, na província de Kwango, no Oeste da RDC. A área é remota, tem acesso limitado a serviços de saúde e registra altos índices de desnutrição junto a baixas coberturas vacinais.

Com informações: O Globo