Empresa responsável por alimentos contaminados que teriam causado a morte de 13 crianças é suspensa; entenda o caso

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O governo mexicano suspendeu o fornecedor de uma solução nutricional que se acredita estar contaminada com bactérias que teriam causado a morte de mais de uma dúzia de crianças em hospitais na região central do México, disse a presidente Claudia Sheinbaum nesta sexta-feira (6).

Pelo menos 13 crianças morreram em centros médicos no estado do México, onde um surto da bactéria Klebsiella oxytoca, possivelmente ligado a uma fórmula intravenosa, foi detectado no final de novembro, de acordo com o ministério federal da saúde.

A maioria dos que morreram eram recém-nascidos prematuros, segundo Sheinbaum, que expressou seu pesar em sua coletiva de imprensa regular.

“É muito triste que isso tenha acontecido”, afirmou.

As autoridades de saúde dizem que as crianças mortas tinham “comorbidades”. A Comissão Federal de Proteção contra Riscos à Saúde (Cofepris) suspendeu, por enquanto, a empresa que fabrica a solução. Sheinbaum reiterou que está investigando se a bactéria estava presente nos soros.

O Ministério Federal da Saúde do México disse na quinta-feira que não descarta outras hipóteses sobre a origem do surto, que afetou outras sete crianças que permanecem sob observação médica. A entidade chegou a mencionar a possibilidade de que a bactéria estivesse nos suprimentos usados para aplicar a solução.

Com informações: O Globo