Perder alguns fios de cabelo diariamente é algo normal e faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar. Segundo o Ministério da Saúde o ser humano perde de 50 a 100 fios por dia, no entanto, quando há uma queda acentuada é um sinal de alerta e pode indicar a presença de doenças mais graves e até mesmo fatais.
Confira três doenças que podem ser observadas pela queda de cabelo em excesso:
O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa, crônica e progressiva que afeta, principalmente, a parte motora. A condição causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essa área é responsável por produzir a dopamina, neurotransmissor associado ao movimento do corpo. A baixa de dopamina afeta a capacidade motora do paciente.
Entre os sintomas mais conhecidos, estão: tremores, problemas de equilibrio, Rigidez, lentidão de movimentos e problemas oculares, porém ela também pode desenvolver a chamada caspa amarelada.
A maioria das pessoas podem ter caspa branca, que é a normal e não indica sinais de doença, porém a amarela é causada pela dermatite seborreica, doença de pele em que partes dela, principalmente as que possuem muitas glândulas sudoríparas, incluindo o couro cabeludo, podem ficar inflamadas e vermelhas, além de causar coceira, dor e descamação.
Com informações: O Globo