Uma tempestade atingiu algumas cidades do Rio no fim da tarde deste domingo. Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) quatro municípios estão com risco alto para deslizamentos: Petrópolis, na região Serrana, Nova Iguaçu e Mesquita , na Baixada Fluminense, e Vassouras no Sul fluminense. Em Duque de Caxias e Barra do Piraí o risco é moderado.
O Cemaden orienta que quem esteja num desses municípios:
Dados da prefeitura de Petrópolis mostra que em duas estações da cidade houve registro de chuva muito forte em uma hora: no Laboratório Nacional de Computação Científica e no Independência. A prefeitura abriu um ponto de apoio na região do Independência por volta das 17h 30 porque “foram atingidos os protocolos de risco de deslizamentos, resultando no acionamento do sistema de sirenes no bairro”. Por cerca de uma hora o trânsito na Rua Coronel Veiga, no trecho entre a Ponte Fones e Duas Pontes ficou fechado pela inundação da via. Moradores também foram avisados pelo risco de inundações do Centro Histórico.
As cidades de Mesquita e Nova Iguaçu entraram em estágio de alerta por volta das 19h deste domingo devido aos “elevados acumulados pluviométricos e o risco alto para alagamentos, inundações e deslizamentos”, diz comunicado da prefeitura de Nova Iguaçu.
O Cemaden ainda classificou como risco hidrológico alto ou moderado os municípios da Baixada Fluminense, região Serrana e Sul. São classificados para alerta alto, quando há expectativas de pontos isolados de alagamentos, bolsões d’água em vias e há uma baixa possibilidade de elevação dos níveis dos rios. Veja o que fazer nos municípios que há esse alerta:
Com informações: O Globo