Homem é morto durante tentativa de invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Após cinco dias sem ouvir o barulho de tiros, os moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, voltaram a ter um fim de semana de violência. Entre a sexta-feira e a madrugada deste sábado, bandidos da facção criminosa Comando Vermelho (CV) tentaram invadir a comunidade, que têm territórios controlados pelo grupo criminoso rival Terceiro Comando Puro(TCP), e houve tiroteio. Segundo a Polícia Civil, o corpo de Everton Firmo Mesquita, de 33 anos, foi encontrado numa das localidades do morro.

A disputa de facções rivais pelo controle de negócios irregulares no Morro dos Macacos se arrasta desde 2009, quando um helicóptero da PM foi abatido a tiros ao sobrevoar o local. Na ocasião, a aeronave acabou caindo no Morro São João, de onde os traficantes do CV costumam partir pela mata para tentar invadir o morro controlado pelo grupo rival.

Em 2024, a disputa se acirrou ainda mais. Foram pelo menos 11 ataques num período de apenas quatro meses. O primeiro deles aconteceu no dia 4 de abril, quando um homem foi baleado na localidade conhecida como Chelsea, no interior da comunidade. Ele não resistiu aos ferimentos.

Com informações: O Globo