O ioga tem sido associado a inúmeros benefícios para a saúde. Mas será que também é o segredo para uma vida longa? Para Daisy Taylor, uma centenária de Chelmsford, na Inglaterra, a resposta é sim. Em uma entrevista recente, no dia do seu 105º aniversário, Taylor disse à BBC que atribui sua longevidade e saúde ao exercício – além de seu otimismo e apreço pelas pequenas coisas.
Como uma iogue (praticante de ioga) idosa e, acima de tudo, mentalmente saudável, a centenária não está sozinha. Muitos dos mais notáveis praticantes da técnica milenar viveram vidas longas e saudáveis. Um exemplo é B.K.S. Iyengar, provavelmente o professor de ioga mais famoso de nossa época. Na infância, ele recebeu o diagnóstico de apenas alguns anos de vida após contrair simultaneamente malária, febre tifoide e tuberculose. Então, ele descobriu o exercício e começou a praticar por dez horas diárias. Não apenas sobreviveu às doenças, mas viveu até os 95 anos.
Existem muitas razões pelas quais o ioga é tão benéfico, mesmo na idade avançada. Estudos mostram que ele pode ter um efeito positivo em várias doenças relacionadas à idade, reduzindo a pressão arterial, os níveis de gordura no sangue e a obesidade.
Com informações: O Globo