“O futuro da luta contra o câncer” é o tema da terceira e última live do hub ‘Viver o Câncer’ que acontece hoje , às 10h. O encontro é realizado pelos jornais O GLOBO e Extra e tem patrocínio da Oncoclínicas&Co.
Acompanhe a live aqui:
É preciso estar atento às novidades e avanços no tratamento oncológico para enfrentar de maneira mais eficaz o câncer. No bate-papo, serão discutidas as ferramentas mais modernas e os métodos inovadores de terapia, e o que esperar de novas técnicas aplicadas no Brasil e no mundo, como novas formas de diagnóstico, inteligência artificial no combate a tumores, gadgets que ajudam o paciente, vacinas e outras novidades no tratamento.
Participam da live o oncologista Bruno Andraus Filardi, que é oncogeneticista e pesquisador na Biomab e na DNA Guide, João Viola, coordenador de Pesquisa e Inovação e vice-diretor geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca); e Tatiane Montella, co-líder nacional de oncologia torácica da Oncoclínicas&Co e coordenadora de oncologia da Casa de Saúde São José. A mediação será feita pela editora-assistente de Saúde, Constança Tatsch.
— Sem sobra de dúvidas, foram muitos os avanços na área da oncologia. A gente mudou drasticamente — afirma Tatiane Montella.
— Eu realmente colocaria como base principal dessas mudanças um melhor entendimento em relação à doença. Então, hoje, temos um arsenal tecnológico que permite que entendamos a doença não só do ponto de vista histológico, como a gente fazia há algum tempo, mas também do ponto de vista molecular, o que vem fazendo com que tenhamos grandes avanços em relação ao tratamento, melhorando os desfechos de sobrevida, de qualidade de vida e melhorando, inclusive, as intervenções que são feitas.
Segundo Tatiane Montella, esses avanços impactam no diagnóstico e nos fatores de risco, direcionando condutas e práticas que permitam a prevenção .
Com informações: O Globo