Presidente está em hospitalizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado e operado às pressas na madrugada de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para drenagem de uma hemorragia intracraniana. Segundo o primeiro boletim médico, divulgado às 3h20, a cirurgia foi bem-sucedida e “o presidente encontra-se bem e sob monitorização” na UTI. Lula passou mal ainda em Brasília, onde fez um exame de ressonância magnética após sentir dor de cabeça. A equipe médica achou melhor transferi-lo diante da hemorragia, decorrente ainda do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro no Palácio da Alvorada. No Sírio-Libanês de São Paulo, Lula foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. Um novo informe será divulgado pela manhã, quando haverá entrevista coletiva da equipe médica, comandada por Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, marcada para 9h. (g1)
Uma “operação de guerra”. Assim assessores de Lula definiram sua transferência de Brasília para São Paulo. O presidente desembarcou na capital paulista às 23h de segunda-feira acompanhado da primeira-dama, Janja. Segundo Lauro Jardim, ele deve permanecer internado e ter alta no fim de semana. De acordo com um assessor, é um “pós-cirúrgico normal, como qualquer cirurgia com anestesia. Ele acorda zonzo, dorme, acorda. Tudo dentro do esperado”. (Globo)
Em outubro, Lula caiu no banheiro da residência oficial da Presidência no final da tarde, após retornar de São Paulo, e sofreu uma lesão com corte e contusão na parte de trás da cabeça. O presidente foi levado à unidade do Sírio na capital federal, onde o corte foi suturado com pontos cirúrgicos. Na ocasião, Lula cancelou uma viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da Cúpula de Líderes do Brics. (Estadão