Físicos musculosos sempre foram populares, mas na última década ou mais, pessoas ao redor do mundo se tornaram cada vez mais conscientes de sua imagem corporal, em grande parte devido às mídias sociais como Facebook, Instagram e TikTok. Essa fixação na estética corporal tomou conta especialmente forte entre a Geração Z (aqueles nascidos entre 1997 e 2012) e as gerações subsequentes, que cresceram cercadas por influenciadores e filtros de imagem.
Sob o amplo guarda-chuva de “fitness”, o treinamento de força ficou em segundo lugar na Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness de 2023 do American College of Sports Medicine. Mais recentemente, o treinamento de força tradicional – que inclui levantamento de peso “olímpico” como agachamentos e levantamento terra – ficou em quinto lugar em suas previsões de tendências para 2025.
No entanto, os benefícios do treinamento de força na verdade superam os riscos em muito, e o treinamento de força tem benefícios universalmente comprovados em todas as idades. Para crianças e adolescentes, isso inclui melhor desenvolvimento de habilidades motoras, composição corporal mais saudável (menor porcentagem de gordura e maior massa muscular), menos lesões e menor risco de desenvolver doenças crônicas na idade adulta.
Com informações: O Globo