A influenciadora Maíra Cardi, de 41 anos, tem compartilhado nas redes sociais as tentativas de retirar a substância polimetilmetacrilato (PMMA) do rosto após ter feito um preenchimento com o produto na maçã do rosto e no bigode chinês há mais de 15 anos. Segundo Maíra, na época ela não sabia os verdadeiros riscos do PMMA.
Ela contou nas publicações que até para dormir sofre com um desconforto. Dependendo da posição em que se deita, seu rosto fica inchado quando acorda. Mas afinal, o que é o PMMA e quais suas indicações e riscos?
O PMMA é uma substância plástica, que portanto não é reabsorvível pelo organismo, que pode ser utilizada como um preenchedor em forma de gel. Ela é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada com apenas duas finalidades: correção volumétrica de pequenas deformidades e em casos de lipodistrofia – uma perda de gordura que pode ocorrer em pessoas que vivem com HIV.
Em julho, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) emitiu um comunicado destacando a importância de um cuidado no uso do PMMA, já que os resultados podem ser “imprevisíveis e indesejáveis, incluindo reações incuráveis e persistentes”. “O uso da substância pode causar reações imediatas ou em curto prazo, como: edemas locais, processos inflamatórios, reações alérgicas e formação de granuloma; e tardias, muitos anos após a realização da injeção”, diz.
Com informações: O Globo