A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, nesta sexta-feira, que está enviando uma equipe de especialistas para apoiar as autoridades da República Democrática do Congo (RDC) na investigação para determinar a causa de uma doença misteriosa que já deixou 30 mortos no país.
“Nossa prioridade é oferecer apoio efetivo às famílias e comunidades afetadas. Todos os esforços estão em andamento para identificar a causa da doença, entender seus modos de transmissão e garantir uma resposta adequada o mais rápido possível”, diz Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África, em comunicado.
Os casos foram relatados em Panzi, uma comunidade rural na província de Kwango, Sudoeste do país, a mais de 700 km da capital Kinshasa. O acesso à região por estrada é difícil, e a rede de comunicação é limitada.
Um patógeno respiratório, como a gripe ou a Covid-19, está sendo investigado como possível causa, assim como a malária, o sarampo e outros. Testes laboratoriais estão sendo realizados para determinar a causa.
Com informações: O Globo