No mundo da gastronomia, certos alimentos conseguiram transcender a sua função básica para se tornarem autênticos tesouros culinários. Um deles é o chucrute , produto fermentado que ganhou fama merecida, a ponto de ser chamado de “ouro branco” por alguns. Esse apelido peculiar não é coincidência; Originário da Europa Central, o chucrute é elogiado há anos não só pelo seu sabor característico, mas também pelos seus inúmeros benefícios para a saúde.
A sua riqueza em probióticos naturais torna-o um aliado da flora intestinal , enquanto a sua capacidade de fortalecer o sistema imunitário e melhorar a digestão o coloca num lugar privilegiado nos hábitos alimentares . Desta forma, o chucrute não só preserva uma herança culinária centenária, como também se apresenta como um ingrediente essencial para quem procura um equilíbrio saudável na alimentação diária.
— É um alimento probiótico porque no processo de fermentação ocorre a colonização, ou seja, desenvolvem-se bactérias/microrganismos vivos que você incorpora à sua própria microbiota — afirma Yael Hasbani, consultora em Dietética e Nutrição Natural.
Com informações: O Globo