Qual o melhor remédio para perder peso? Estudo aponta que Mounjaro é 47% mais eficaz que o Wegovy e Ozempic

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A farmacêutica Eli Lilly anunciou, nesta quarta-feira, resultados do estudo SURMOUNT-5, que comparou a perda de peso entre a tirzepatida, princípio ativo dos remédios Mounjaro e Zepbound, e a semaglutida, do Ozempic e do Wegovy. Os testes mostraram que a tirzepatida levou a uma redução 47% maior do número na balança. Os dados serão publicados numa revista científica no ano que vem, segundo o laboratório.

As substâncias, que fazem parte da classe de medicamentos chamada de análogos de GLP-1, têm vivido uma explosão de vendas ao redor do mundo pela eficácia inédita no tratamento da obesidade. A mais conhecida é a semaglutida, da Novo Nordisk, que é vendida com indicação para diabetes tipo 2 pelo nome de Ozempic e, numa dosagem maior, com o nome de Wegovy para obesidade. Ambos são aprovados pela Anvisa no Brasil.

Pouco depois, a Eli Lilly entrou no mercado com a tirzepatida, que possui o diferencial de ser um duplo agonista: além de simular o hormônio GLP-1, também atua nos receptores do GIP. A empresa lançou o princípio ativo com o nome de Mounjaro para diabetes , rivalizando com o Ozempic. Rapidamente, o medicamento também começou a ser usado de forma off-label (finalidade diferente da bula) para o emagrecimento.

Dados dos estudos clínicos separados de cada remédio já apontavam que a tirzepatida leva a uma diminuição mais acentuada do peso, porém ainda não havia um teste clínico que de fato houvesse comparado os dois remédios a longo prazo. Para isso, no SURMOUNT-5, a Eli Lilly recrutou 751 participantes dos EUA e de Porto Rico que tinham obesidade ou sobrepeso junto a uma comorbidade como hipertensão, dislipidemia, apneia do sono ou doença cardiovascular.

Com informações: O Globo